Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

Portuguese English Spanish

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página

A Forja 87

Acessos: 1171

TEMAS TRATADOS NESTA EDIÇÃO

Míssil FGM 148 – Javelin

Míssil Red Arrow HJ-12

Míssil MSS 1.2 AC

Míssil MMP

 

MÍSSIL Anticarro FGM 148 - Javelin – Estados Unidos


1º Sgt Krusche – CI Bld

 

O míssil Americano anticarro JAVELIN é considerado um dos mais avançados sistemas de mísseis anticarro de alcance médio em operação. Foi desenvolvido no início dos anos 1990, pelas empresas Raytheon e Lockheed Martin, com a finalidade de substituir o míssil M47 Dragon, que estava a serviço dos Estados Unidos desde a década de 1970. É capaz de destruir qualquer carro blindado, podendo ainda ser empregado contra helicópteros de baixa altitude.

 
Figura 1: Lançamento do Míssil FGM– 148 Javelin
Fonte: www.military-today.com
 

O Exército Americano e o corpo de fuzileiros navais receberam os primeiros lotes em 1995. O míssil já foi empregado no Afeganistão, contra o regime do Talibã, e no Iraque, onde causou baixas em blindados inimigos como T-55, Type 69 e T-72, entre outras viaturas.

O armamento é leve, com 11,8Kg, e de fácil utilização, operado por um atirador e um auxiliar, que podem realizar o disparo sobre o ombro ou adaptar o armamento em um tripé. Além disso, o míssil pode ser utilizado em viaturas blindadas, como o Bradley. Possui um lançamento suave que permite ao atirador ocupar posições dentro de edificações, limitando sua exposição ao inimigo. Durante a primeira fase do emprego, o míssil atinge cerca de 20 metros para a frente, por meio de um pequeno cilindro de gás comprimido, localizado na parte de trás do armamento. Após isso, o motor principal é ativado e persegue o alvo, orientado por uma câmera termal.

O sistema é dividido em duas partes principais: o CLU (Command Launch Unit), que consiste na unidade passiva de aquisição de alvos e controle de tiro, e o tubo lançador do míssil. O CLU é reutilizável, com visão diurna, noturna e termal integradas. As visões diurna e a noturna podem ser ampliadas em 4 vezes, e a térmica em 9 vezes. O tubo lançador do míssil é descartável e possui uma ogiva Tandem de 8,4Kg e 126mm. A cada disparo, o atirador acopla um novo tubo lançador ao CLU, operação realizada em cerca de 15 segundos.

O alcance máximo do míssil pode chegar a 4750m, nas versões mais recentes, e de acordo com a munição empregada. Possui câmera termal na ogiva, além de um computador que permite seguir o alvo mesmo em movimento. O Javelin pode realizar duas modalidades de tiro, o direto, sobre tropa e posições fortificadas, ou o top-attack, tiro realizado para atingir a parte superior e mais vulnerável do blindado inimigo. Para isso, após disparado, o míssil alcança uma altitude entre 330 e 660 pés e mergulha no alvo em um ângulo de 45º, onde a primeira carga da ogiva detona a blindagem, para que a segunda carga penetre no interior do veículo. O armamento possui a capacidade de perfurar blindagens entre 600mm e 800mm.

Cada míssil custa cerca de U$ 174.000. Apesar do alto custo, Austrália, França, Arábia Saudita, Bahrein, Canadá, República Tcheca, Índia, Irlanda, Jordânia, Lituânia, Nova Zelândia, Noruega, Omã, Taiwan, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido, Estados Unidos e Hong Kong utilizam o armamento.

 

Dados Técnicos

 

Peso Total

Peso do míssil

11,8 Kg

8,4 Kg

Fabricante

Tipo de Ogiva

Raytheon e Lockheed Martin

Tandem

Alcance

Guarnição

2500 m (4750 m versão recente)

2

Comprimento

Sistema de orientação

1,08 m

câmera termal

 

MÍSSIL Anticarro Red Arrow - China


1º Sgt Krusche – CI Bld
 

Os chineses estão sempre de olhos bem abertos quando o assunto é comércio, e em relação a área bélica não seria diferente. Em 2014, foi apresentado na Feira Internacional de Aviação e Aeroespacial (AirShow China) o sistema de míssil multi propósito portátil Red Arrow 12 ou HJ-12. O míssil da 3ª Geração foi projetado e desenvolvido pela Companhia de Defesa Chinesa NORINCO.

 

Figura 2: míssil HJ-12
Fonte: www.planobrazil.com
 

O armamento possui tecnologia semelhante aos produzidos pelos Estados Unidos, Israel e Rússia, aproximando os chineses destes países em capacidade antitanque, além de colocar no mercado um armamento competitivo.

O míssil pesa 22kg, é operado por apenas um militar e pode ser colocado no ombro, montado sobre um tripé, ou ainda instalado em carros de combate. Possui uma CLU (Command Launch Unit) reutilizável, com múltiplos canais com termovisor para vigilância e priorização de alvos, além de um tubo lançador descartável, que pode ser recarregado em um tempo médio de 15 segundos.

Em relação ao lançamento, após disparado, o míssil é automaticamnete guiado ao alvo. O disparo pode ocorrer de dentro de posições edificadas, já que o sistema possui tecnologia para inibição de produção de fumaça e chamas, o que dificulta a localização do atirador e proporciona maior tempo de evasão.

O alcance do míssil pode variar entre 2000m e 4000m, dependendo do tipo de engajamento empregado, podendo acontecer de duas maneiras: direto, quando disparado em edificações ou tropa, e ataque aéreo, aplicado contra veículos blindados atingindo a parte superior da torre. A ogiva em Tandem é guiada por infravermelho e pode perfurar blindagens até 1100mm. Possui um buscador de imagens para uso diurno e noturno eficazes.

 

Dados Técnicos

 

Peso Total

Peso do míssil

22 Kg

17 Kg

Fabricante

Tipo de Ogiva

Norinco

Tandem

Alcance

Guarnição

2000 a 4000 m

1

Comprimento

Sistema de orientação

1,2 m

Infravermelho

 

 

MÍSSIL MSS 1.2 AC - Brasil


Bárbara Elisa Marmor da Silva
Acadêmica do Curso de Comunicação Social-Habilitação em Jornalismo da UFSM

 

MSS 1.2, utilizado em combates de curtas distâncias e guiado por laser, foi desenvolvido pela empresa brasileira Mectron – Engenharia, Indústria e Comércio Ltda, como parte de um programa do Exército Brasileiro. A partir de 2017, a chefia do programa foi transferida para a empresa SIATT (criada por sócios fundadores da Mectron) e o armamento recebeu nova denominação, passando a se chamar Míssil Superfície-Superfície Anticarro MSS 1.2 AC.

 

Figura 3: Míssil Superfície-Superfície MSS 1.2 AC
Fonte: www.forte.jor.br
 

O MSS 1.2 AC configura-se como um sistema de armas para lançamento de míssil de médio alcance, para uso de tropas em solo ou embarcado em viaturas. Constituído pela munição, composta por um míssil e um tubo lançador, acoplada à uma Unidade de Tiro, o MSS 1.2 AC compreende um sistema leve e de fácil trasporte que possibilita rápidas entradas e saídas de posições.

Sua principal característica é a utilização da tecnologia “beam rider” (seguidor de feixe), através da qual o armamento é guiado por um feixe laser em direção ao alvo.

 

Figura 4: Simulador do Míssil 1.2 AC
Fonte: www.forte.jor.br
 

Nesse processo, o operador é responsável por realizar a pontaria óptica em direção ao alvo. A Unidade de Tiro tem a função de emitir o feixe de laser invisível e codificado, de acordo com as coordenadas do operador, com o objetivo de guiar o míssil durante seu voo.

O guiamento empregado pelo MSS 1.2 AC é praticamente imune a contramedidas, tendo em vista a localização do receptor laser que está voltado para trás, o que impossibilita que ações externas interferiram na orientação do míssil. Outra vantagem é o sistema de propulsão que, por não deixar rastros de fumaça, oferece maior segurança ao atirador.

O Sistema MSS 1.2 AC engloba um Simulador Tiro com alto grau de representatividade de ambientes reais, além de um Equipamento de Testes para medidas e alinhamento das Unidades Tiro do Sistema.

 

Dados Técnicos

 

Peso Total

Peso do míssil

15,4 Kg

11 Kg

Fabricante

Tipo de Ogiva

Mectron

HMX

Alcance

Guarnição

3000 m

2

Comprimento

Sistema de orientação

1,3 m

Laser tipo Beam Rider

 

 

MÍSSIL anticarro (Missile Moyenne Portée - MMP) - FRANÇA


1º Sgt Patric – CI Bld

 

Segundo a empresa MBDA Missile Systems, fabricante do produto, o Missile Moyenne Portée (MMP) é o único sistema de mísseis de combate terrestre de 5ª geração. Foi projetado para ser empregado por tropas a pé, podendo ainda ter integração em veículos e pequenas embarcações navais, devido à sua arquitetura modular.

O sistema de tiro do MMP possui três modos de disparo: fire-and-forget (designação IR), man-in-the-loop (utilização de cabo de fibra ótica) e target designation (designação por terceiros).

 

Figura 5: treinamento de tiro do MMP
Fonte: https://www.mbda-systems.com

 

O MMP é leve, portátil e de rápida operação, podendo ser empregado em qualquer condição climatica ou período do dia. Possui dois tipos de trajetória: de baixa altitude, para ataques diretos, quando há visada direta do alvo; e de alta altitude, para “ataques aéreos”, quando não há visada direta, e o alvo foi designado por terceiros. A mira do míssil pode ser travada no alvo antes ou após o seu diparo (Lock-On-Before-Launch ou Lock-On-After-Launch), dependendo se há, ou não, visada livre do objetivo.

 

Figura 6: lançamento do míssil
Fonte: www.mbda-systems.com
 

O MMP possui sistema de propulsão principal em dois estágios, com lançamento suave e sem fumaça. As ogivas Tandem mulitpropósito empregadas são: anticarro, para penetração de blindagem de até 1.000mm de RHA , e contra insfraestruturas, com explosão antipessoal com capacidade de penetraçao de 2.000mm em concreto.

O sistema do míssil, operado por apenas dois militares, é totalmente digitalizado: possui sensores embutidos, telêmetro laser, sistema de posicionamento global e bússola magnética digital. O míssil, juntamente com o tubo, pesam 15kg, já o reparo e unidade ótica pesam juntos 11kg. A unidade ótica possui bateria própria e pode ser conectada em tomadas de energia para ser recarregada.

A empresa fabricante oferece ainda simuladores para o MMP, cujos preços e capacidade anual de produção dependem da demanda do comprador. O MMP foi projetado para ser utilizado em ambientes confinados, oferecendo segurança a seus operadores e reduzindo danos colaterias. Ainda segundo a fabricante, o sistema substituirá os mísseis anticarro Milan e Javelin em serviço no Exército Francês e em suas Forças Especiais.

 

Dados Técnicos

 

Peso Total

Peso do míssil

26 Kg

11 Kg

Fabricante

Tipo de Ogiva

MBDA Missile Systems

Tandem

Alcance

Guarnição

4000 m

2

Comprimento

Sistema de orientação

1,3 m

Sistema laser ou cabo de fibra ótica

 

 

 

Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/MSS-1.2
http://tecnodefesa.com.br/siatt-e-caex-disparam-o-missil-anticarro-mss-1-2-ac-na-marambaia/
https://www.forte.jor.br/2018/08/31/siatt-realiza-lancamento-do-missil-anticarro-mss-1-2-ac/
https://www.forte.jor.br/2018/03/20/video-lancamento-do-missil-anticarro-mss-1-2-ac/
http://www.military-today.com/missiles/javelin.htm
https://www.armyrecognition.com/united_states_us_army_light_and_heavy_weapons_uk/fgm-148_javelin_infrared_antitank_guided_missile_technical_data_sheet_description_information_uk.html
https://armyrecognition.com/airshow_china_2014_zhuhai_news_coverage_report_uk/first_public_presentation_for_the_chinese_red_arrow_12_hj-12_one-man_fire-and-forget_missile_system.html
http://www.planobrazil.com/2016/06/27/red-arrow-12-o-novo-missil-anti-carro-ir-3a-geracao-chines/
https://www.mbda-systems.com/

registrado em:
Fim do conteúdo da página