Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

Portuguese English Spanish

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página

A Forja 83

Acessos: 928

 

 

TEMAS TRATADOS NESTA EDIÇÃO

Viatura Blindada Caesar

Viatura Blindada G6 Rhino

Viatura Blindada Atmos 2000

Viatura Blindada Bohdana

Viatura Blindada Nora B 52

 

 

Viatura Blindada Caesar - França


2º Sgt Krusche – C I Bld

O Caesar 6x6 (CAmion Equipet d'un Système d'Artilerie) em tradução livre sistema de artilharia montado em caminhão, é uma Viatura Blindada de Combate Obuseiro Autopropulsada sobre rodas do Exército Francês, também utilizada por outros países como Arabia Saudita, Indonésia e Tailândia. O carro foi desenvolvido a partir de 1994 pela empresa francesa GIAT (atualmente Nexter Systems).

 

Figura 1: VBC OP CAESAR versão 6x6
Fonte: armyrecognition.com
 

O veículo foi testado pelos franceses pela primeira vez em 1998, e, no ano de 2000 foi assinado o contrato de compra das cinco primeiras unidades, que foram entregues até o ano de 2003. Dentre elas, uma foi utilizada para treinamento e reserva, e as demais para formar uma bateria com quatro Caesars. Até 2013, mais 72 Caesars foram comprados pelo Exército Francês, junto um contrato de modernização dos sistemas mais antigos.

O carro utiliza chassi e cabine de um caminhão Sherpa 5 da Renault Trucks Defense, possui peso em torno de 18 toneladas em configuração de combate, permitindo uma boa mobilidade estratégica, operacional e tática, além de ser facilmente aerotransportado. A primeira versão utilizou o chassi Unimog 6x6 U2450.

O veículo é operado por uma guarnição de cinco militares, protegidos por uma blindagem que suporta tiros diretos de 7,62 mm e estilhaços de granadas, além de ser climatizada. O motorista pode regular a pressão dos pneus através do painel, de acordo com o terreno que está sendo atravessado. É equipado com o computador CS 2002-G que executa uma série de funções, incluindo exibição em 3-D de situações locais de amigos ou inimigos e com o auxílio de sensores integrais, também pode realizar o gerenciamento da munição e do armamento.

O armamento consiste em um canhão 155mm/52, baseado na versão do obuseiro rebocado TRF1, com cadência de 6 disparos por minuto e alcance de até 42 Km. Por ser autopropulsado, pode disparar, recolher o equipamento e mover-se para outra posição em menos de 2 minutos, evitando o fogo de contrabateria. O Caesar possui um moderno sistema de controle de fogo de artilharia, com um computador na cabine e uma tela de informações remota na parte traseira da arma. Além disso, possui navegação inercial de três eixos giratórios, facilitando o ajuste da configuração da bateria.

Em 2015, a Nexter desenvolveu uma versão 8x8 do Caesar, que possibilitou o aumento da capacidade de transporte de munições e cargas. Essa versão com canhão 155 mm, pode entrar em ação em menos de 1 minuto e abandonar a posição no mesmo intervalo de tempo.

 

Figura 2: VBC OAP CAESAR versão 8x8
Fonte: www.armyrecognition.com
 

O Exército da Dinamarca comprou 15 unidades do Caesar 8x8 em 2017, com a intenção de substituir seu atual obus autopropulsado M109A3 de 155 mm em operação desde 1965.

 

DIMENSÕES, PESO E MOBILIDADE do Caesar 6x6

 

Peso

Velocidade

18.000 Kg

85 km/h

Comprimento

Motor

10 m

EURO 4, 6 cilindros, potência de 240 hp

Largura

Guarnição

3,7 m

5

Altura

Autonomia

2,5 m

600 km

Alcance

Cadência de tiro

42 km

6 Tir / min

 

Viatura Blindada G6 RHINO – ÁFRICA DO SUL


1º Ten Chiarello – 3º GACAp

O G6 Rhino é uma Viatura Blindada de Combate Obuseiro Autopropulsada sobre Rodas sul-africana fabricada pela empresa Kenel, conhecida atualmente como Denel Aerospace System. Desenvolvida inicialmente na década de 1970, sua produção em massa apenas se consolidou no início da década seguinte, entrando em utilização no ano de 1988 por ocasião da Guerra Sul-Africana.

 

Figura 3: VBC OAP G6 RHINO
Fonte: www.tanks-enccyclopedia.com
 

Atualmente, pertencente às Forças Armadas da África do Sul, Emirados Árabes e Omã. Esse blindado possui um elevado poder de fogo, é equipado com um tubo de 155 mm, que o capacita a atingir um alcance útil de, aproximadamente, 30 Km. O armamento é compatível com todas as munições de 155 mm cadastradas na OTAN. Por isso, dependendo da munição, esse alcance pode aumentar para 50 Km, um fator que certamente proporciona uma maior combatividade ao blindado.

Possuidor de um carregamento semi-automático e extrator de fumaça, o G6 Rhino consegue executar o primeiro disparo após, aproximadamente, 60 segundos do recebimento da missão de tiro, facilitando o cumprimento da missão, também, proporcionando a rápida saída de posição para evitar os fogos de contrabateria. Isso exige que a guarnição do obuseiro, composta por 1 motorista, 1 chefe de peça e 3 auxiliares, possua um alto grau de adestramento.

Quanto ao chassi, esse veículo possui uma tração 6x6 e um motor a diesel com potência de 525 HP, proporcionando uma facilidade quanto a mobilidade em terrenos alagadiços, escorregadios, arenosos e com neve.

Na torre desse blindado, existe um suporte de armas auxiliares 7,62 mm ou 12,7 mm, além de possuir suportes para acoplagem de lança-granadas 2x4, aumentando a capacidade de defesa do material e da guarnição.

Produzido entre 1988 e 1994, o G6 recebeu uma atualização denominada G6-52 como forma de melhorar o aproveitamento. Essa versão tem como grande diferencial o seu sistema automático de carregamento, que foi empregado em conflitos recentes, como, no Iêmen no ano de 2015, pelo Exército dos Emirados Árabes Unidos.

Devido a essas modernizações recentes no G6 Rhino, não há previsão de substituição por parte de outro obuseiro, já que essa viatura possui um calibre de bom alcance para prestar apoio de fogo e um chassi resistente para atravessar distintos terrenos. Dessa forma, se manteḿ moderno em comparação a outros obuseiros autopropulsados sobre rodas utilizados em conflitos recentes.

 

DIMENSÕES, PESO E MOBILIDADE do G6 RHINO

 

Peso

Velocidade

37.000 Kg

90 km/h

Comprimento

Motor

10 m

525 Hp

Largura

Guarnição

3,4 m

5

Altura

Autonomia

3,3 m

700 km

Alcance

Cadência de tiro

30 a 50 km

6 a 8 Tir / min

 

Viatura Blindada ATMOS – ISRAEL


1º Ten Chiarello – 3º GACAp

O ATMOS 2000 é uma Viatura Blindada de Combate Obuseiro Autopropulsada sobre rodas (VBCOAP SR) de fabricação israelense pela empresa Soltam System. Seu projeto foi iniciado no ano de 1999 e, em 2006, foi feito seu batismo de fogo nos campos de batalha pelo Exército Israelense. Seu preciso apoio de fogo e sua grande mobilidade despertaram o interesse de exércitos estrangeiros pela aquisição do material, como da Tailândia, Azerbaijão, Camarões, Romênia, Ruanda, Uganda e Polônia, pois que recentemente iniciou o processo de aquisição dessa viatura.

 

Figura 4: VBC OAP ATMOS 2000
Fonte: www.thaimilitaryandasianregion.wordpress.com
 

Equipado com um tubo de 155 mm, tem capacidade de utilizar as mais modernas granadas de artilharia, atingindo um alcance útil de, aproximadamente, 41 Km, distância que pode aumentar no caso de utilização de munição inteligente. Além disso, possui uma cadência de 5 tiros por minuto, o que demonstra a sua atualização em relação aos combates modernos.

O obus ATMOS 2000 é guarnecido por 4 ou 6 militares, sendo 1 motorista, 1 chefe de peça, 2 carregadores e, se for o caso, mais 2 auxiliares. Confirmando sua modernização, o blindado possui um sistema responsável pela estabilização hidráulica, navegação, balística, manuseio de munição, conhecido como Advanced Fire and Control System (AFCS), aumentando consideravelmente a precisão e a rapidez da execução do tiro, já que esse sistema tem a capacidade de apontar automaticamente para o alvo desejado pelo Chefe de Peça.

Quanto ao chassi, é baseado na viatura Tatra 6x6 com um motor de 315 HP e transmissão com 10 marchas, possibilitando uma velocidade de até 80 Km/h e autonomia de 1000 Km, facilitando a mobilidade e rapidez do apoio de fogo à manobra. Vale ressaltar que o ATMOS 2000 pode ser montado sobre outro chassi, dependendo dos critérios do país que pretende comprar o armamento. O que possibilita uma grande flexibilidade estratégica e econômica na aquisição desse material.

Embora pese 22 toneladas, o blindado ainda pode ser carregado por qualquer aeronave de carga médio, como por exemplo o C-130 Hércules, o que facilita sua mobilidade dentro de um contexto estratégico.

Concui-se, portanto que apesar de ter sido produzido há cerca de 20 anos, a VBCOAP ATMOS 2000 continua tendo grande utilidade nos conflitos recentes, destacando-se por sua mobilidade, operacionalidade, rapidez e precisão, facilitando o apoio de fogo da Artilharia de Campanha aos elementos apoiados.

 

DIMENSÕES, PESO E MOBILIDADE do ATMOS 2000

 

Peso

Velocidade

22.000 Kg

80 Km/h

Comprimento

Motor

9,5 m

315 Hp

Largura

Guarnição

2,65m

4 - 6

Altura

Autonomia

3.24 m

1000 km

Alcance

Cadência de tiro

41 Km

5 tir/min

 

Viatura Blindada Bohdana - UCRANIA


Cap Santiago – C I Bld

A Viatura Blindada de Combate Obuseiro Autopropulsado sobre rodas 2S22 BOHDANA está sendo desenvolvida e produzida pela empresa ucraniana AutoKrAZ (Kremenchutskyi Avtomobilnyi Zavod), sediada em Kremenchuk, cidade que dista cerca de 300Km a SE de Kiev, capital do país.

 

Figura 5: VBCOAP SR BOHDANA no desfile de independência da Ucrânia em 2018
Fonte: www.armyrecognition.com
 

Essa viatura teve sua primeira aparição oficial no desfile de independência, em Kiev, no dia 24 de agosto de 2018. Até o presente momento, não há confirmação se as tropas ucranianas já estão operando a VBCOAP SR BOHDANA ou se ela ainda se encontra em fase de validação.

Sua produção é baseada no chassi da viatura KrAZ 63221 6×6, um caminhão utilitário de fabricação da própria AutoKrAZ. A cabine climatizada foi expandida e recebeu blindagem para proteção da guarnição, que é composta por 5 militares. O desenvolvimento da viatura autopropulsada foi baseado nos padrões da OTAN tanto para ao sistema de armas quanto para o chassi.

O armamento da VBCOAP SR BOHDANA é composto por um canhão 155mm padrão OTAN, uma evolução dos atuais 152mm existente na força ucraniana que remonta à época em que o país fazia parte da União Soviética. Ele possui capacidade de empregar diversos tipos de munições como as alto-explosivas e também as incendiárias. Seu alcance é de 40Km, podendo atingir alvos a até 50 Km quando empregado com carga assistida.

 

Figura 6: Sistema de Controle de Fogo externo
Fonte: Yuri Biryukov
 

O armamento possui um moderno sistema de controle de fogo, incluindo um computador balístico e um computador de tiro que pode ser operado tanto de dentro da cabine blindada como da lateral externa do canhão para os momentos em que a viatura estiver em posição estática.

Nas laterais do canhão, cerca de 20 estojos de munição podem ser carregados dentro de cunhetes, o que possibilita apoio de fogo relativo sem a necessidade de remuniciamento. O canhão 155m tem funcionamento semiautomático. O carregamento da munição para dentro do canhão é feito por um braço mecânico do próprio armamento, o que gera uma cadência de tiro prevista de 5 a 6 tiros por minuto segundo o Ministério da Defesa ucraniano.

Para dar estabilidade ao chassi da viatura por ocasião dos disparos, a viatura possui uma rampa hidráulica na sua retaguarda, na qual possui duas sapatas para fixação no solo. Sua utilização visa fixar a viatura no chão e reduzir o deslocamento da mesma por ocasião do recuo gerado pelo disparo do canhão 155mm.

 

Figura 7: Detalhe da fixação no solo da VBCOAP SR BOHDANA
Fonte: www.kyivpost.com
 

Com esse novo obuseiro, que ainda está em fase final de desenvolvimento pela Ucrânia, a artilharia ucraniana procura se adequar aos padrões da OTAN quanto ao calibre 155mm e adquirir maior capacidade de apoiar as forças de manobra do país.

 

DIMENSÕES, PESO E MOBILIDADE da VBCOAP SR Bohdana 6x6

 

Peso

Velocidade

28.000 Kg

85 km/h

Guarnição

Potência do Motor

5 militares

300 hp

Alcance

Cadência de tiro

40-50 Km

5-6 tpm

Número de eixos

Autonomia

6 eixos

1200 km

 

Viatura Blindada NORA B-52 - SÉRVIA


2º Sgt Krusche – C I Bld

A Viatura Blindada NORA B-52 foi desenvolvida em meados dos anos 2000 pela empresa sérvia de defesa YugoImport, baseada no projeto “NORA” iniciado na década de 1980 na antiga Yugoslávia. É um carro blindado obuseiro autopropulsado sobre rodas, em serviço pelo Exército Sérvio desde 2007. As primeiras unidades foram montadas sobre o chassi do caminhão FAP 2832 da Mercedez-Benz, já as novas versões utilizam o chassi do caminhão russo Kamaz.

 

Figura 8: VBC OAP NORA B-52
Fonte: www.armyrecognition.com
 

Foram desenvolvidas várias versões para o veículo, denominadas NORA B-52 “K0”, “K1”, “KE”, “K-I”, “M03”, cada uma com significativas mudanças no chassi, blindagem e sistema de fogos. A versão NORA B-52 M03 é a versão utilizada pelas Forças Armadas sérvias. Argélia, Bangladesh, Quênia e Mianmar também utilizam alguma versão do veículo.

O modelo Sérvio, baseado nas versões “K0” e “K1”, teve o design criado pelo Instituto Técnico Militar de Belgrado em 2014 e possui melhorias em todo sistema de controle de fogo e de navegação, que passaram a ser computadorizados, com cálculo de dados e disparo totamente automáticos, além de ter um sitema de identificação de alvos bastante eficaz.

O veículo possui uma excelente mobilidade, podendo se deslocar em estrada a uma velocidade de até 90 km/h e 25 km/h em área rural. As rodas são grandes, adaptadas para dar uma boa dirigibilidade dentro e fora da estrada, capacidade exigida pela irregular paisagem sérvia. Pode entrar em posição em menos de 1 minuto e recolher o equipamento no mesmo intervalo. Para fornecer uma plataforma de tiro mais estável, 4 estabilizadores hidráulicos são baixados até o solo por controle remoto, em ambos os lados do chassi e 2 na traseira.

O carro é alimentado por um motor turbodiesel de 410 HP. A proteção blindada é eficaz contra projéteis de pequeno calibre, estilhaços de granada e minas anticarro. A guarnição é composta por seis militares.

O armamento utilizado é um canhão de 155 mm, padrão OTAN, sendo opcional a colocação sobre a cabine de uma metralhadora pesada de 12.7mm ou 7,62 mm. Possui bloco semi-automático de culatra e carregador automático, podendo disparar de 4 a 12 tiros por minuto, também possui quebra de cano duplo. O alcance máximo de tiro é de 41 km, podendo chegar até 60 Km com munições especiais. É equipado com lançador de fumígenos.

Nas versões “K-I” e “K2” (em desenvolvimento) uma série de soluções técnicas permitiram a diminuição da guarnição para cinco homens, a blindagem passou a ser em todo veículo, inclusive na torre, que ficou totalmente fechada com proteção DQBN (Defesa Química, Biológica e Nuclear). Além disso, a capacidade de tiro foi aumentada com munição guiada a laser.

 

 

Fontes:

 

http://www.military-today.com/artillery/caesar_8x8.htm

https://www.armyrecognition.com/armoured_vehicles_artillery_france_french_army_uk/caesar_8x8_155mm_self-propelled_howitzer_data_pictures_video_81703174.html

https://www.armyrecognition.com/armoured_vehicles_artillery_france_french_army_uk/caesar_sherpa_5_nexter_systems_wheeled_self-propelled_howitzer_technical_data_sheet_information_uk.html

https://www.armyrecognition.com/south_africa_african_artillery_vehicles_systems_uk/g6_rhino_g6-45_155mm_wheeled_self-propelled_howitzer_data_sheet_specifications_pictures_video.html

http://www.military-today.com/artillery/g6_rhino.htm

http://www.tanks-encyclopedia.com/coldwar/south_africa/rhino

https://thaimilitaryandasianregion.wordpress.com/2017/05/05/atmos-2000-155mm-self-propelled-artillery-system-israel/

https://www.armyrecognition.com/weapons_defence_industry_military_technology_uk/new_ukrainian-made_2s22_bohdana_155mm_6x6_self-propelled_howitzer.html

https://defence-blog.com/army/ukraine-develops-new-bogdana-6x6-self-propelled-howitzer.html

https://defence-ua.com/index.php/en/publications/partners-publication/5299-new-ukrainian-made-2s22-bohdana-155mm-6x6-self-propelled-howitzer

https://www.militaryfactory.com/armor/detail.asp?armor_id=1180

http://www.army-guide.com/eng/product1596.html

https://www.army-technology.com/projects/nora-b52-self-propelled-gun-howitzer/

https://www.armyrecognition.com/serbia_serbian_army_artillery_vehicles_systems_uk/nora_b-52k1_155mm_52_caliber_8x8_self-propelled_howitzer_technical_data_sheet_specifications_picture.html

http://www.military-today.com/artillery/nora_b52.htm

registrado em:
Fim do conteúdo da página