Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

Portuguese English Spanish

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página

A Forja 82

Acessos: 1171

 

TEMAS TRATADOS NESTA EDIÇÃO

Viatura Blindada AMX-10RC

Viatura Blindada Centauro

Viatura Blindada M1128 Striker

Viatura Blindada Rooikat

Viatura Blindada Type 16

 

 

Viatura Blindada AMX-10RC - França


Bibiana Pinheiro Ribeiro e Kamila Flôres Ruas

O AMX-10RC é um veículo blindado sobre rodas, desenvolvido na década de 1970 pela antiga GIAT, atualmente Nexter Systems, empresa que projeta e fabrica veículos militares blindados para o Exército Francês. O veículo é utilizado em missões de reconhecimento.

 

Figura 1: O blindado AMX 10 RC
Fonte: www.military-today.com
 

A produção em série começou oficialmente em 1976, sendo entregues 337 unidades para as brigadas blindadas da França, a partir de 1979.

O blindado possui alta mobilidade sendo resistente a impactos de calibre médio e estilhaços de granadas de artilharia. Possui um canhão de 105 mm com três tipos de munições: APFSDS, HE e HEAT. O armamento secundário consiste em uma única metralhadora coaxial de 7,62 mm.

O AMX-10RC recebeu inúmeras atualizações ao longo de sua vida útil. Aumento do calibre do canhão e da proteção blindada, de mísseis anticarro, bem como, o sistema de geração de imagens térmicas foram acrescentados ao blindado no início da década de 1990.

O veículo é operado por uma guarnição de quatro militares, o motorista no chassi do carro e o comandante, atirador e auxiliar do atirador posicionados na torre. Seu sistema de controle de tiro é o COTAC. Após identificação do alvo, o AMX tem capacidade de disparar em 10 segundos. No quesito proteção, é equipado com o sistema de defesa NBC (Nuclear/ Biológico/ Químico) podendo realizar reconhecimento em ambiente radioativo.

O sistema central de pressão dos pneus proporciona a ele a capacidade de mobilidade em terrenos difíceis como lama, areia e neve. Além disso, devido a suspensão hidropneumática, a distância ao solo é ajustável. Quando um ou dois de seus pneus são destruídos, ainda assim, o veículo pode continuar a mover-se. O veículo também é anfíbio, sendo impulsionado por dois jatos de água até uma velocidade de 7,2 km / h.

Entre 2005 e 2010, 256 desses veículos blindados foram atualizados sendo nomeados AMX-10RCR. A modernização consistiu na integração de vários sistemas: blindagem adicional, sistema de proteção ativo da empresa Sagem, mudanças na proteção NBC e melhorias na suspensão.

Atualmente o AMX-10RC está em uso na França, Marrocos e Qatar. Até 2025, esses blindados tem a previsão de serem substituídos pelo Jaguar.

 

DIMENSÕES, PESO E MOBILIDADE DO AMX-10RC

 

Peso

Velocidade

15,88 ton

85 km/h em terra e 7,2 km/h na água

Comprimento

Motor

6,36 m

Baudouin GF-11SX diesel/ 280 HP

Largura

Guarnição

2,95 m

4

Altura

Autonomia

2,21 m

1.000km

 

Viatura Blindada Centauro - Itália

 

A viatura blindada de reconhecimento Centauro começou a ser desenvolvida em 1986 por exigência do Exército Italiano, surgiu com a idéia de agregar um poder de fogo similar ao Leopard I e uma plataforma de elevada mobilidade estratégica. O blindado foi desenvolvido pelas empresas IVECO FIAT, que foi responsável pela construção do chassi e conjunto de força, e OTO MELARA (CIO), encarregada pelo desenvolvimento da torre e sistema de armas.

 

Figura 2: blindado Centauro – Itália
Fonte: https://mundo.sputniknews.com
 

O Centauro se diferencia de outros blindados sobre rodas devido ao armamento principal, um canhão Oto Melara 105 mm, equipado com camisa térmica e extrator de fumaça integrado, com 14 munições prontas na torre e 26 no chassi. Ele pode disparar munição padrão OTAN, incluindo as munições APFSDS.

O armamento secundário é composto por uma metralhadora coaxial 7,62 mm e uma metralhadora antiaérea 7,62 mm com 4 mil cartuchos.

A blindagem do Centauro é composta de aço soldado, projetada para suportar projéteis de 25 mm no arco frontal e 14,5 mm nas laterais da viatura. Com blindagem adicional, aumenta sua proteção frontal contra projéteis de 30 mm.

Além disso, a viatura é equipada com o sistema de proteção DQBRN integrado no seu sistema de ar condicionado. O veículo também é equipado com oito lançadores de granadas fumígenas, montados quatro em cada lado da torre e um sistema de alerta laser.

O conjunto de força é composto pelo motor Iveco 6V turbo de 512 hp. O Centauro pode atingir velocidades superiores a 100km/h e ultrapassar cursos d'água de até 1,5m de profundidade sem preparação.

 

Figura 3: Lado a lado, o Centauro II e o Centauro I
Fonte: https:http://tecnodefesa.com.br
 

A viatura foi empregada na guerra da ex-Iugoslávia e na Somália. Além disso, atuou durante o envolvimento italiano na Guerra do Iraque na operação Antica Babilonia. Atualmente, está em serviço no Exército da Itália, da Espanha, da Jordânia e Omã.

Em 2018, o Exército Italiano assinou um contrato para aquisição de 10 unidades do Centauro II, uma atualização do primeiro. O centauro II oferece maior mobilidade, potência de fogo, canhão 120 mm, capacidade de observação e detecção de alvos, melhores comunicações e maior proteção blindada.

 

DIMENSÕES, PESO E MOBILIDADE DO CENTAURO

 

Peso

Velocidade

25 ton

105km/h

Comprimento

Motor

7,85 m

IVECO FIAT MTCA V6 turbo diesel/ 520 HP

Largura

Guarnição

3,05 m

4

Altura

Autonomia

2,74 m

800 km

 

Viatura Blindada M1128 Striker - EUA

 

M1128 Striker Mobile Gun System (MGS), em tradução livre “Sistema de Armas Móveis”, foi projetado a fim de fornecer o apoio de fogo de forma rápida e letal para as unidades de infantaria. O MGS é uma das 10 variantes da família Stryker e entrou em serviço com o Exército dos Estados Unidos da América em 2007.

 

Figura 4: blindado M1128 Striker
Fonte: http://www.Miitary-today.com
 

O M1128 utiliza o chassi do VBTP sobre rodas 8X8 Striker com motor a diesel. O blindado não possui capacidade anfíbia entretanto pode ser aerotransportado tendo em vista sua baixa tonelagem.

O carro é equipado com uma torre de baixa silhueta da General Dynamics Land Systems, na qual localiza-se o canhão M68A2 de 105 mm com 18 cartuchos em seu carregador automático. O canhão é estabilizado, o que possibilita disparo com precisão, estando o veículo ou o alvo em movimento.

Ele tem a capacidade de utilizar uma ampla variedade de munições com efeitos letais sob todas as condições meteorológicas e de visibilidade, possuindo uma cadência de fogo de seis disparos por minuto.

O armamento secundário consiste em 2 metralhadoras, uma de 12,7 mm antiaérea e outra de 7,62 mm coaxial ao canhão.

A blindagem do sistema de armas protege contra projéteis de pequeno calibre e estilhaços de artilharia. Com blindagem adicional protege contra disparos diretos de canhão 14,5 mm. O blindado é equipado com proteção DQBRN e possui sistemas automáticos de combate de incêndio. Ele apresenta praticidade na manutenção do motor e da transmissão, pois podem ser removidos e reinstalados em menos de uma hora.

 

DIMENSÕES, PESO E MOBILIDADE DO M1120 STRIKER

 

Peso

Velocidade

18,77 ton

100 km/h

Comprimento

Motor

6,95 m

Caterpillar 3126 turbodiesel/ 350 HP

Largura

Guarnição

2,72 m

3

Altura

Autonomia

2,64 m

530 km

 

Viatura Blindada Rooikat – África do Sul

 

O Rooikat, é um veículo blindado construído na África do Sul para seu Exército. O nome em africano significa caracal ou gato vermelho. Em 1976, teve início seu desenvolvimento para, em 1989, começar a ser produzido, totalizando cerca de 200 blindados disponíveis para substituir os antigos carros Eland 90.

A torre foi feita pela empresa sul-africana Lyttelton Engineering Works, enquanto o chassi 8x8 foi responsabilidade da também sul-africana Reumech OMC.

A guarnição do Rooikat consiste em comandante, atirador, auxiliar do atirador e motorista. A viatura é equipada com uma canhão de alta velocidade GT4 76 mm totalmente estabilizado, que foi desenvolvido a partir do canhão naval italiano OTO Melara 76.

O armamento secundário consiste em duas metralhadoras de 7,62 mm, uma delas é montada coaxialmente ao canhão e a outra é colocada sobre a torre. O blindado transporta 48 cartuchos 76 mm e 3600 cartuchos 7,62 mm.

 

Figura 5: blindado Rooikat
Fonte: https://militaryleak.com
 

O Rooikat desempenha, principalmente, o reconhecimento de combate. O blindado foi concebido também para missões de penetração profunda nas linhas inimigas durante o aproveitamento do êxito.

Sua proteção blindada consiste em uma blindagem frontal contra projéteis de 24 mm. A proteção total é contra projéteis de armas de pequeno calibre e estilhaços de artilharia. O assoalho do chassi tem proteção contra explosões de minas. De forma geral, o carro pode aguentar a explosão de uma mina anticarro TM46, garantindo total proteção para a guarnição.

A viatura é equipada com um sistema de controle de tiro computadorizado com telemetria laser e com precisão a uma distância de 2.000 metros em condições diurnas ou noturnas, enquanto dispara em movimento. Esse blindado não possui a capacidade anfíbia.

O Rooikat está em serviço. Na década de 90, foi construído um protótipo com canhão 105 mm visando o mercado externo.

 

DIMENSÕES, PESO E MOBILIDADE DO ROOIKAT

 

Peso

Velocidade

28 ton

120 km / h

Comprimento

Motor

7 m

Atlantis V-10 diesel / 563 HP

Largura

Guarnição

2,9 m

4

Altura

Autonomia

2,8 m

1.000 km

 

Viatura Blindada Type16 - Japão

 

O Type 16 Maneuver Combat Vehicle (16MCV) é um veículo caça-tanques do Exército Japonês produzido pela Mitsubishi Heavy Industries. O projeto do Type 16 iniciou em 2007 sendo apresentado para demonstrações pela primeira vez em 2013 e fazia parte de uma nova estratégia de veículos blindados que tinham como prioridade o poder de fogo. Além disso, o blindado foi planejado para auxiliar a reequipar as divisões e brigadas móveis, para reação rápida, assim como, equipar os regimentos do Sistema de Veículos de Combate Leve (LCV). Outro objetivo com do Type 16 é a sua utilização nas ilhas periféricas do Japão para a proteção de uma possível invasão.

 

Figura 6: blindado Type 16
Fonte: http://www.tanks-encyclopedia.com
 

A viatura possui peso leve e tamanho pequeno, projetado para fácil inserção (aerotransportado se necessário), permitindo assim, movimento rápido em estradas pequenas e em lugares de difícil acesso. Apesar de ser leve, menor e possuir blindagem modular, o Type 16 possui um elevado poder de fogo.

Possui como armamento principal um canhão de 105 mm, desenvolvido pela empresa Japan Steel Works, e como armamento secundário uma metralhadora 12,7 mm M2 Browning e uma metralhadora coaxial Sumitomo Type 74, de 7,62 mm.

A parte frontal foi desenvolvida para resistir a tiros de canhão de 20 mm a 30 mm, a blindagem lateral é considerada suficiente para resistir a 12,7 mm de metralhadoras pesadas.

 

DIMENSÕES, PESO E MOBILIDADE DO TYPE16

 

Peso

Velocidade

26 ton

100 km/h

Comprimento

Motor

8,45 cm

Mitsubishi turbo diesel / 570 HP

Largura

Guarnição

2,98 m

4

Altura

Autonomia

2,87 m

400 Km

 

 

Fontes:


https://es.wikipedia.org/wiki/AMX-10_RC
http://www.military-today.com/artillery/amx_10_rc.htm
http://www.tanks-encyclopedia.com/coldwar/France/AMX-10-RC-RCR.php
https://www.forte.jor.br/2009/04/06/centauro-o-blindado-italiano-que-inspirou-o-vbtp-mr-do-eb/
http://www.defesanet.com.br/guarani/noticia/16801/CENTAURO-----8x8-no-BRASIL-/
https://en.wikipedia.org/wiki/B1_Centauro#Variants
https://www.forte.jor.br/2018/05/17/eurosatory-2018-blindado-jaguar-ebmr-6x6-e-apresentado-a-jornalistas/
https://translate.google.com/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=https://www.army-technology.com/projects/jaguar-armoured-reconnaissance-and-combat-vehicle/&prev=search
https://en.wikipedia.org/wiki/EBRC_Jaguar
https://WWW. Military-today.com/artillery/rooikat.htm
https://www.armyrecognition.com/airshow_china_2014_zhuhai_news_coverage_report_uk/the_new_chinese_st1_105mm_gun_8x8_tank_destroyer_armoured_vehicle_at_airshow_china_2014_1211141.html,
http://www.military-today.com/artillery/st1
https://www.emodels.co.uk/media/catalog/product/cache/1/image/800x600/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/t/a/tam35361pic1.jpg
https://en.wikipedia.org/wiki/Type_16_maneuver_combat_vehicle

registrado em:
Fim do conteúdo da página