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A Forja 70

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VIATURA BLINDADA MODULAR PATRIA

Cap Rigo – CI Bld
             A Viatura Blindada Modular (AMV, do inglês Armoured Modular Vehicle) PATRIA 8x8, de origem finlandesa, veio para substituir a antiga família PATRIA 6x6, também conhecida como XA-202 6x6. Todos os AMV PATRIA 8x8 tem o mesmo layout básico, com o motorista na frente e à esquerda e o compartimento do motor à frente e à direita, deixando o restante do carro livre para o compartimento da tropa ou outra configuração específica.

Figura 1: Protótipo com Can 30 mm


             No quesito mobilidade, possui uma relação peso potência de aproximadamente 21,5 hp/ton, um motor Scania de 483 hp à diesel, com transmissão automática.
             Possui um sistema de direção hidráulica nas quatro rodas dianteiras, além da opção de instalação desse sistema nas duas rodas traseiras, o que reduz o raio de curva, facilitando o emprego em ambiente urbano ou com pequeno espaço para manobra. Para um maior nível de mobilidade fora de estrada, o carro tem suspensão hidropneumática com a opção de controle de altura. Um sistema central de inflamento dos pneus (CTIS, do inglês cental tyre inflation system) é instalado em todos os carros, bem como o pneu run-flat.
             Com relação à proteção, o carro possui blindagem de aço fundido, com possibilidade de aplicação de blindagem adicional de acordo com a ameaça apresentada. Pode, ainda, ser adicionado um novo tipo de sistema de proteção passiva que neutraliza uma perfuração de munição HEAT (higt-explosive anti-tank) ou granada de RPG-7 (RPG, do inglês rocket-propeled grenade).
             Como exemplo, em alguns AMV PATRIA 8x8 do Exército Polonês em uso no Afeganistão, foi instalado o Sistema de Proteção QinetiQ North America's RPGNet, que tem finalidade de neutralizar a ação de RPG. Além disso, eles podem ser configurados com um Sistema Defesa Ativa (ADS) hard-kill.
             Quanto ao armamento o AMV PATRIA 8x8 pode comportar uma vasta gama de acordo com a versão do carro. A sua modularidade permite a configuração de Viatura Blindada de Transporte de Pessoal (VBTP); Viatura Blindada de Combate de Fuzileiros (VBC Fuz); Viatura Blindada de Combate Morteiro (VBC Mrt); Viatura Blindada de Reconhecimento (VBR); Viatura Posto de Comando; Ambulância; além de outras configurações.

Figura 2: Versão do Exército Polonês (ROSOMAK), empregado no Afeganistão.

VIATURA BLINDADA DE COMBATE CARRO DE COMBATE (VBCCC) T-72 AMT DA UCRÂNIA
ST José Lino- CI Bld

            O carro de combate T-72 é um blindado desenvolvido pela indústria soviética e que entrou em produção em 1971. Após a sua utilização em combates, foram sendo realizadas várias melhorias, resultando em diversas versões. Entre os países que utilizam o T-72 estão: Rússia, Síria, Irã, Argélia, Venezuela, Polônia e Ucrânia. Este blindado pertence à mesma geração de CC que o M-60 norte americano, o Leopard 1 alemão e o britânico Chieftain.

Figura 3: VBC CC T-72 AMT

            Segundo o site army-technology, em agosto deste ano foi entregue a uma das unidades militares das Forças Armadas da Ucrânia uma nova versão do blindado, denominada de T-72 AMT. Com base na experiência adquirida pelas tropas ucranianas em Zonas de Operações contra terroristas, a Usina Blindada de Kiev desenvolveu a plataforma atualizada do CC que integra uma variedade de possibilidades de armamentos, proteção e sistemas.
            A estrutura do chassi do veículo abriga o compartimento do motorista na frente e o de combate no centro. O conforto da guarnição foi aprimorado, enquanto os principais componentes foram atualizados para aumentar a letalidade e a capacidade de proteção do blindado. Com 9,5 m de comprimento, 3,5 m de largura e 2,2 m de altura o CC possui uma guarnição de três integrantes: motorista, atirador e comandante do carro.

Figura 4: VBC CC T-72 AMT

            Para a observação, os membros da guarnição dispõem de dispositivos de visão noturna com modernos intensificadores de imagem de terceira geração. O atirador conta com uma câmera de visão traseira e uma de visão noturna para lançar um míssil guiado a laser.
            O T-72 AMT está equipado com novas estações de rádio digital da Aselsan e Lybid K2. As estações permitem que a guarnição do CC se comunique com unidades de infantaria. Também foi integrado ao blindado um avançado sistema de navegação por satélite. Como armamento, o T- 72 AMT possui um canhão de 125 mm 2A46 de alma lisa, que tem uma cadência de fogo de seis a oito tiros por minuto.
            O canhão também pode disparar o míssil dirigido por laser 'Combat' desenvolvido pelo Departamento de Design do Estado Kyiv 'Luch'. O míssil GM Combat usa uma orientação semiautomática de raio laser, possui uma ogiva tandem e pode penetrar uma blindagem de 750 mm a uma distância de 5 km. A unidade de observação e orientação do míssil é instalada acima da torre do lado esquerdo da arma principal.
            O armamento secundário inclui uma metralhadora PKT de 7,62 mm coaxial ao canhão e uma metralhadora NSV de 12,7 mm. Para a sua auto proteção o T-72 AMT possui o sistema Nozh (Knife), que já está em operação com os CC Bulat e Oplot. A blindagem reativa explosiva Knife protege a tripulação contra munições HEAT, munições de energia cinética e explosivos.
            O CC também está equipado com grades anti cumulativas, reduzindo o impacto de acertos HEAT, enquanto protege as partes mais vulneráveis do blindado. O motor, a transmissão e outros componentes também são protegidos por lâminas de blindagem para reduzir o impacto das armas de carga moldada. A capacidade de proteção é reforçada por lançadores de granadas fumígenas instaladas no veículo.

Figura 5: VBC CC T-72 AMT

            O T-72AMT é alimentado por um motor diesel com potência máxima de 840 cv e proporciona que o veículo atinja uma velocidade máxima de 60 km / h na estrada. A suspensão funciona por um sistema barras de torção. O projeto faz parte de recentes análises e previsões do mercado mundial de veículos blindados e veículos anti dispositivos explosivos improvisados – IED.


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