Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

Portuguese English Spanish

Opções de acessibilidade

Página inicial > A Guarnição > cibld > Estudos Doutrinários
Início do conteúdo da página

Estudos Doutrinários

Acessos: 3681

Para receber os documentos referentes às discussões aqui apresentadas, o usuário interessado deve entrar em contato com a Seção de Doutrina do CI Bld, por meio do endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

1. COMPARAÇÃO ENTRE VIATURAS BLINDADAS LEVES 4X4.
O presente estudo pretende apresentar, de modo sumário, algumas das principais viaturas blindadas leves 4x4 disponíveis no mercado, com o intuito de assessorar a decisão a respeito da obtenção deste material de defesa para equipar as unidades militares do Exército Brasileiro.

2. IMPLEMENTAÇÕES NA VBTP GUARANI PARA O EMPREGO NA MISSÃO UNIFIL(LÍBANO).
O presente estudo tem como finalidade prestar assessoramento concernente às melhorias que podem ser implementadas na VBTP GUARANI, na hipótese de ser empregada no cenário da missão UNIFIL, realizada no LÍBANO.
Deve ser considerado como referencial que em, regra o Batalhão de Força de Paz possua, no mínimo, uma SU mecanizada, utilizando viaturas blindadas sobre rodas ou lagartas para transporte de tropa.

3. FUNDAMENTOS TÉCNICO-DOUTRINÁRIOS PARA APOIO AO DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DO CAMPO DE BATALHA (GCB)
O presente estudo tem como finalidade preservar os conhecimentos que envolvem as questões doutrinárias da Função de Combate Movimento e Manobra, com conceitos da Função de Combate Comando e Controle, visando à auxiliar as questões que envolvem o desenvolvimento do Gerenciador de Campo de Batalha (GCB) a ser utilizados na Nova Família de Blindados Sobre Rodas (NFBSR) do Exército Brasileiro (EB).

4. CONDICIONANTES PARA ADOÇÃO DE UM RÁDIO QUE EQUIPE A VBCCC LEOPARD 1A5.
O presente estudo tem por finalidade apresentar as condicionantes para a adoção de um rádio que possibilite sanar a demanda para o operador de uma VBCCC Leopard 1A5, que é a de poder operar com duas freqüências distintas, transmitindo e recebendo voz; Uma frequência para o escalão superior e outra para o subordinado.

5. ESTUDO SOBRE UM CARRO DE COMBATE A SER ADOTADO NO ESQUADRÃO DE CARROS DE COMBATE DE UM RCB.
O presente estudo mostra que alguns Materiais de Emprego Militar (MEM) em utilização pelo Exército Brasileiro, particularmente o carro de combate utilizado pelo Esquadrão de Carros de Combate do Regimento de Cavalaria Blindado, está obsoleto. Tendo necessidade de obtenção de um carro de combate que possua capacidades divididas em três grupos: MOBILIDADE, POTÊNCIA DE FOGO e PROTEÇÃO/SOBREVIVÊNCIA

6. COMPARAÇÃO ENTRE VIATURA BLINDADA DE TRANSPORTE DE PESSOAL E VIATURA BLINDADA DE COMBATE DE INFANTARIA.
O presente estudo tem por finalidade apresentar uma comparação entre a VBTP, também denominada Armoured Personnel Carrier (APC) e a VBCI também chamada de Infantry Fighting Vehicle (IFV).

7. ESTRUTURAS DE BRIGADAS SOBRE RODAS OU MISTAS EM OUTROS EXÉRCITOS.
O presente estudo tem por finalidade apresentar uma comparação entre as estruturas de Brigadas sobre Rodas ou Mistas em outros exércitos.

8. CAPACIDADES NECESSÁRIAS A UMA VIATURA BLINDADA SOBRE RODAS PARA SER EMPREGADA EM OPERAÇÃO DE MANUTENÇÃO/IMPOSIÇÃO DA PAZ.
O presente estudo tem como finalidade prestar assessoramento, apresentando as capacidades necessárias que deve possuir uma viatura blindada sobre rodas a ser empregada em missões de imposição ou manutenção da paz.

9. MATERIAIS DE EMPREGO MILITAR SUSCETÍVEIS DE SEREM ADOTADOS PELOS PELOTÕES E ESQUADRÕES DE REGIMENTO DE CAVALARIA MECANIZADO.
Os Materiais de Emprego Militar (MEM) em utilização pela Cavalaria Mecanizada, apresentam obsolescência, o que afeta negativamente a Doutrina de emprego desta tropa, na medida em que o desempenho desses MEM não conferem algumas capacidades que se mostram necessárias no combate moderno.

10. PARECER DA VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO MÉDIA SOBRE RODAS (VBR-MR)
Estudo referente a dotação da VBR-MR com Can 90 mm ou 105 mm, para compor as tropas de Cavalaria Mecanizada do EB.

registrado em:
Fim do conteúdo da página