Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

Portuguese English Spanish

Opções de acessibilidade

Página inicial > Símbolos
Início do conteúdo da página

Símbolos

Publicado: Sexta, 01 de Abril de 2016, 14h20 | Última atualização em Quinta, 09 de Março de 2017, 17h32

     O Centro de Instrução de Blindados General Walter Pires teve seu Estandarte Histórico aprovado pela Portaria Ministerial Nr 070, de 07 de fevereiro de 1997, publicado no BE Nr 09, de 28 Fev 1997, conforme modelo abaixo, com a seguinte descrição:

"Forma retangular tipo bandeira universal, franjado de ouro. Campo de azul-turquesa. Em abismo, um escudo peninsular português, mantelado em ponta e filetado de ouro: em brocante e em abismo, uma estrela gironada, símbolo de estabelecimento de ensino. Primeiro campo, de vermelho, carregado com cinco flores-de-lis, de ouro, peça contida no brasão de armas da família Albuquerque, na relembrança do homenageado, o ex-Ministro General de Exército Walter Pires de Carvalho e Albuquerque: segundo campo, de verde, carregado com um carro de combate Renault, de prata, o primeiro a ser empregado pelo Exército Brasileiro; terceiro campo, de branco, contendo uma manopla, com raios laterais, tudo de ouro, simbolizando a força e a rapidez dos blindados. Envolvendo o escudo, a denominação histórica " Centro de Instrução de Blindados General Walter Pires", em arco e de ouro. Laço militar nas cores nacionais, tendo inscrito, em caracteres de ouro, a designação da OM".

    O distintivo concedido aos militares concluintes dos cursos do Centro de Instrução de Blindados foi aprovado pela Portaria Cmt EB Nº 158, de 6 de Março de 2014, publicado na Separata ao Boletim do Exército de 14 de março de 2014.

 

    Essa distinção compõe-se de “uma VBC Renault FT 17 estilizada, encimada por uma estrela gironada ladeada por dois ramos de louro, todos sobrepostos a uma fita com a inscrição 'BLINDADOS' ”, em referência ao primeiro carro de combate empregado pelo Exército Brasileiro.
    Já o distintivo concedido aos militares que concluem os estágios do CIBld, remete ao seu símbolo do estandarte histórico, que em seu campo branco  contendo uma manopla, com raios laterais, tudo de ouro, simbolizando a força e a rapidez dos blindados.

registrado em:
Fim do conteúdo da página